quinta-feira, março 11, 2010

Outro dia revi “Napoleon Dynamite” (2004), de Jared Hess and Jerusha Hess. Gosto do filme. Jon Heder é um bom comediante. Mas uma seqüência em particular me incomoda bastante. É aquela em que Nepoleon dança ao som de “Canned Heat”, do Jamiroquai. Vejam a cena abaixo.



Eu acho que essa cena tinha que ser um plano seqüência. É o que eu acho. Os cortes soam pra mim como uma grande sacanagem. Lembrei do cineasta e crítico Luc Moullet que dizia que a corrida de um homem em um filme de Samuel Fuller era um verdadeiro ato de cinema. Para Moullet, a moral de um realizador consiste em se manter fiel a esse ato de cinema original: um ritmo, um olhar, uma encenação que mostra o corpo do homem. “A moral é uma questão de travellings”, disse ele. Eu não diria que os cortes na seqüência da dança de Napoleon são amorais, mas em mim eles batem como uma traição ao personagem.

Nenhum comentário: