sábado, julho 10, 2010

lino brocka

- Lino Brocka é a figura mais importante do cinema Filipino – embora grande parte de seus mais de 50 longas esteja em péssimas condições de preservação. É também o diretor mais famoso internacionalmente. Sua influência é onipresente no cinema contemporâneo, mesmo que por oposição. Mais do que isso. Pelo que dizem os próprios cineastas contemporâneos, Brocka é um dado cultural, seus filmes estão no imaginário coletivo dos filipinos.

- Seu cinema se move em uma mistura bem particular de melodrama e realismo social, com muita paixão por seus protagonistas e o desejo de falar de uma “verdadeira” Manila.

- O realismo de Brocka não se define apenas pelo seu conteúdo social. Pode também ser entendido como uma nova forma de realidade, errante, operando por blocos. O real não é reproduzido, ele é visado pelo filme.

- Talvez seu filme mais famoso seja “Manila nas garras de neon”. O longa conta a história de um rapaz provinciano que segue para Manila atrás da namorada que havia desaparecido.

- Ao mesmo tempo em que aposta em um realismo colocado nos corpos, à flor da pele (com a ajuda do fotógrafo Mike de Leon, que mais tarde passaria à direção), Brocka torna possível uma leitura simbólica do filme. O nome da menina raptada significa paraíso. O do rapaz diz paciência. O nome do dono do bordel (Ah tek) soa como a palavra dinheiro em filipino. E a Senhora Cruz, a mulher que recruta as meninas para o prostíbulo, representa a cruz que o casal carrega.

- O fascínio por personagens talvez seja a maior virtude de Brocka. O curioso é a atenção dado aos personagens não é bem equilibrada, como se o cineasta gostasse de uns (como o protagonista Julio) e não de outros (como a mulher que recruta meninas para o bordel), como se uns merecessem sua compaixão e outros o seu desprezo.

- Prestem atenção na roda de amigos de Julio. É interessante o fato de antigos companheiros se tornarem opressores uns dos outros dependendo da circunstância. Um golpe de sorte pode mudar a situação do sujeito nessa hierarquia dos infernos.

- É uma tragédia de personagens que atuam contra e em seu espaço e que ainda tenta nos instalar em um universo narrativo que nos prende nas pequenezas clássicas de um melodrama. As pessoas costumam esquecer que o melodrama não diz respeito apenas a excessos dramáticos e histórias teatralizadas, mas trata sempre de questões cotidianas.

- Brocka não tem medo de sentimentalismos. O amor que sente por seus personagens e a urgência com que o filme os acompanha jamais deixa as situações caírem no ridículo. Muita gente chora vendo seus filmes. Mas não se trata apenas de chorar e sim de como e por que as pessoas choram. Brocka nos deixa com a impressão de que o mundo cisma em tornar impossível os desejos de seus personagens.

- Essa impossibilidade é importante. O cinema de Brocka está sempre a nos revelar a inexistência de uma fronteira entre o privado e o político, mas também a impossibilidade de viver nessas condições, para o colonizado que esbarra num impasse a cada direção que toma. Este é certamente um aspecto que aproxima Brocka do nosso cinema novo.

- O último plano do filme impressiona. Julio encurralado em um beco sem saída, cercado por todos os lados. Ele e nós sabemos o que está para lhe acontecer. Pela primeira vez no filme, Julio sabe o que vai acontecer e seu rosto estremece num terror difícil de esquecer.

2 comentários:

Paulo Tamburro disse...

OLÁ JULIO,

PSRABÉNS PPELA BELÍSSIMA POSTAGEM.

ALTO NÍVEL !!!

NÃO CONHECIA O SEU BLOG.

ACHEI REALMENTE, MUITO INTERESSANTE E TENHA A CERTEZA DE QUE VOLTAREI SEMPRE AQUI.

TAMBÉM, APROVEITO PARA CONVIDAR VOCÊ A CONHECER O MEU BLOG:

“HUMOR EM TEXTO”.

A CRÔNICA DESTA SEMANA É SOBRE UM TEMA QUE DESPERTA CONTROVÉRSIAS E MUITA SENSUALIDADE..

SE PUDER, CONFIRA E SE QUISER COMENTE, POIS LÁ O MAIS IMPORTANTE É O SEU COMENTÁRIO.

UM ABRAÇÃO CARIOCA!

Julio Bezerra disse...

Obrigado pela visita Paulo. Darei sim uma olhada no Humor em Texto. Pode deixar.