domingo, novembro 05, 2006

Sonho de peixe ***


“Sonho de peixe” é mesmo surpreendente. Em sua estréia, o russo Kirill Mikhanovsky parece mais brasileiro que muito filme nacional. Filmado no pequeno vilarejo de Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, o longa traz a história de Jusce (José Maria Alves), um pescador de lagostas, apaixonado por Ana (Rúbia Rafaelle). Mas Ana só se interessa por uma vida sonhada por meio das imagens que vê em novelas da TV - é curiosíssimo como “Sonho de peixe” se aproxima em sua história de “A máquina” (2006), de João Falcão (e é ainda mais curioso o fato do olhar do russo ser mais “autêntico” e “verdadeiro” do que o do brasileiro). Quando o velho amigo de Jusce, Rogério (Phellipe Haagensen), retorna à cidade como bugueiro, a atenção da jovem fica dividida.

Inicialmente, o filme trava uma aproximação com a pequena comunidade de pescadores. Um processo pontuado por detalhes mínimos como uma pelada na praia, a família reunida na frente da TV, e o trabalho, em suas mais diversas fases, da pescaria. Um exercício desenvolvido com muita naturalidade através da câmera na mão, e de um rigoroso trabalho na faixa sonora. A montagem rouba falas e diálogos com técnicas que lembram o documentário do inglês John Grierson. Aos poucos, Mikhanovsky consegue imprimir o tempo do vilarejo, e torna nossa, a mesma fascinação que o fez rodar este filme.

Mas até aonde vai a fascinação hipnótica Mikhanovsky? “Sonho de peixe” caminha sem ela? No fim das contas, a trama se alonga talvez um pouco demais. A impressão é a de que Mikhanovsky não quer terminar de contar a história. Apesar dos não-atores imprimirem altos níveis de autenticidade e carisma (em especial o protagonista), por vezes falta mesmo talento (ou experiência). Neste sentido, alguns problemas de roteiro e na direção dos atores se fazem sentir. É aquela diferença crucial entre dizer “para mim” ou “pra mim”, entre “vamos embora” e “vambora”. Alguns diálogos parecem lidos, forçados em certos momentos. Problemas que não estão à altura das qualidades de “Sonhos de peixe”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como comprar, onde fazer o Dowload alguém pode indicar algumas dessas opções???

Grato.