Começa hoje no Fórum de Cultura da UFRJ o Seminário Internacional Retornos do Real: Cinema e Pensamento Contemporâneos. O evento segue até sexta. Abaixo, a programação.
dia 19
19:00 –Tom Cohen: "Ônibus em explosão – Técnicas Cinemáticas e a Vida descartável: Hitchcok em Ônibus 174". Professor do Departamento de Inglês da State University of New York, Albany e autor de Anti-Mimesis from Plato to Hitchcock (Cambridge University Press, 1994); Ideology and Inscription: "Cultural Studies" after Benjamin, de Man, and Bakhtin (Cambridge University Press, 1998); Hitchcock's Cryptonymies 1: Secret Agents (University of Minnesota Press, 2005) e Hitchcock's Cryptonymies 2: War Machines (University of Minnesota Press, 2005).
Mediadora e debatedora: Gabriela Nouzeilles – Professora Associada e Chefe do Departamento de Espanhol e Português da Princeton University e autora de Ficciones somáticas: Naturalismo, nacionalismo y políticas médicas del cuerpo (Beatriz Viterbo, 2000) e editora de The Argentina Reader. History, Culture, and Politics (Duke University Press, 2003) e de La naturaleza en disputa. Retóricas del cuerpo y el paisaje (Paidós 2002). No momento, concluí Of Other Places. Patagonia and the Production of Nature.
dia 20
09:00 – Mesa-redonda Modalidades do Real
Ismail Xavier: O exemplar e o contingente no teatro das evidências. Professor Associado do Departamento de Cinema, Televisão e Rádio da Universidade de São Paulo e autor de O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. (Paz e Terra, 1977), Sertão Mar: Glauber Rocha e a estética da fome (Brasiliense, 1983), Allegories Of Underdevelopment: Aesthetics And Politics In Modern Brazilian Cinema. (University of Minnesota Press, 1997) e O Olhar e a Cena: Hollywood, Melodrama, Cinema Novo, Nelson Rodrigues (COSAC & NAIFY, 2003)
Yngjin Zhang: “Paisagens em Movimento: Realidade, Visualidade e Translocalidade nos Filmes de Jia Zhangke”. Professor Associado e Diretor do Programa de Estudos Chineses da (University of California, San Diego e autor de The City in Modern Chinese Literature and Film: Configurations of Space, Time, and Gender (Stanford University Press, 1996); Screening China: Critical Interventions, Cinematic Reconfigurations, and the Transnational Imaginary in Contemporary Chinese Cinema. (Center for Chinese Studies, University of Michigan, 2002) e Chinese National Cinema. (Routledge, 2004) e China in Focus: Studies of Chinese Film and Literature in the Perspective of Academic History (em Chinês) (Nanjing University Press, 2006).
Mediador: Denilson Lopes – Superintendente de Difusão Cultural do Fórum de Ciência e Cultura e Professor da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É autor de Nós os Mortos: Melancolia e Neo-Barroco (7Letras, 1999), O Homem que Amava Rapazes e Outros Ensaios (Aeroplano, 2002), A Delicadeza: Estética, Experiência e Paisagens (EdUnB, 2007), organizador de O Cinema dos Anos 90 (Argos, 2005) e co-organizador de Cinema, Globalização e Interculturalidade .(Argos, a sair em 2009).
10:30 – Conferência
Ivone Margulies: “A presença reencenada no cinema contemporâneo”. Professora Associada da City University of New York, autora de Nothing Happens: Chantal Akerman’s Hyperrealist Everyday (Duke University Press, 1996) e organizadora de Rites of Realism: Essays on Corporeal Cinema (Duke University Press, 2003).
Apresentador e mediador: Álvaro Fernandez Bravo – Professor e Diretor da New York University Buenos Aires. Autor de Literatura y frontera: procesos de territorialización en las culturas argentina y chilena del siglo XIX(Sudamericana, 1999), co-autor de Introducción a la escritura universitaria. Ciudades alteradas: nación e inmigración en la cultura moderna. (Granica, 2003) e co-organizador de Sujetos en tránsito:(in)migración, exilio y diáspora en la cultura latinoamericana (Alianza, 2003) e El valor de la cultura: Arte, literatura y mercado en América latina(Beatriz Viterbo, 2007).
11:45 – Mesa-redonda Repensando o Documentário
Andréa França: “O cinema documentário e o retorno daquilo que foi”. Professora do Pontifícia Universidade Católica/Rio de Janeiro e autora , autora de Cinema em Azul, Branco e Vermelho - a trilogia de Kieslowski (7Letras,1997) e de Terras e Fronteiras no cinema político contemporâneo (7Letras, 2003) e co-organizadora de Cinema, Globalização e Interculturalidade .(Argos, a sair em 2009).
Emilio Bernini: “Una arqueología de la imagen: el documental de found footage”. Professor Titular e Diretor do Mestrado em Documentário da Universidad del Cine da Universidad del Cine e professor da Universidad de Buenos Aires. Autor de Ciertas tendencias. Notas sobre el nuevo cine argentino (1956-1966). (UBA, 2002) e Silvia Prieto. Un film sin atributos (Picnic, 2008) e Diretor da revista Kilómetro 111. Ensayos sobre cine.
César Guimarães: “O Documentário e as Potências da Vida Ordinária”. Professor Associado do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais e autor de Imagens da Memória: Entre o Visível e o Invisível (Ed. UFMG, 1996), co-organizador de Comunicação e Experiência Estética (Ed. UFMG, 2006), Na Mídia, Na Rua: Narrativas do Cotidiano (Autêntica, 2006) e O Comum e A Experiência da Linguagem (Ed. UFMG, 2007).
Mediador: Álvaro Fernandez Bravo (New York University-Buenos Aires)
15:30 – Conferência
Laura Marks: “Desdobrando o Real: Mediação como um Tecido Conectivo”. Dena Wosk University Professor da Escola de ArtesContemporâneas Simon Fraser University(Vancouver), autora de The Skin of the Film: Intercultural Cinema, Embodiment, and the Senses (Duke University Press, 2000), Touch: Sensuous Theory and Multisensory Media (University of Minnesota Press, 2002) e curadora. No momento está escrevendo Enfoldment and Infinity: An Islamic Genealogy of New Media Art (a ser publicado pela MIT Press)
Apresentador e Mediador: Mauricio Lissovsky – Professor Adjunto da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e roteirista de Cinema e TV e entre seus trabalhos mais recentes estão os longa-metragens “Seja o que Deus quiser” (Murilo Salles, ficção, 2003) e “A Pessoa é para o que nasce” (Roberto Berliner, documentário, 2004). É autor de A Máquina de Esperar: Origens e Estética da Fotografia Moderna (Mauad, 2008)
16:45 - Mesa-redonda Encruzilhadas do Novo Cinema Argentino
Ana Amado: “Visitas Guiadas Al Território de los Desclasado”. Professora da Universidad de Buenos Aires, autora de La Imagen Justa. Cine Argentino e Politica (Colihue, 2009) e co-autora de Lazos de Família: Herencias, Cuerpos, Ficciones (Paidós, 2004)
Davi Oubiña: “Riesgos y desafíos del cine argentino reciente”. Professor da Universidad de Buenos Aires, Universidad del Cine e New York University-Buenos Aires e autor de Filmología (Ensayos con el cine), (Manantial, 2000), Lucrecia Martel: La ciénaga (Picnic, 2007) e Una juguetería filosófica. Cine, cronofotografía y arte digital (Manantial, 2009) e El silencio y sus bordes (discursos extremos en la literatura y el cine argentinos, entre los ’60 y los ’70) (Santiago Arcos, a ser publicado).
Mediador: Jens Andermann é Professor da University of London, Birkbeck College é autor de Mapas De Poder. Una Arqueología Literaria Del Espacio Argentino (Beatriz Viterbo, 2000) e de The Optic of the State: Visuality and Power in Argentina and Brazil (University of Pittsburgh Press, 2007) e co-editor de Images of Power: Iconography, Culture And the State in Latin America (Berghahn Books, 2006) e de Galerias del progreso. Museos, exposiciones y cultura visual en America Latina (Beatriz Viterbo, 2006).
18:30 – Palestra de Encerramento
Karl Erik Schöllhammer: “Além ou aquém do realismo do choque?”. Professor associado do departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, autor de Novas Epistemologias (NAU, 1999), Além do visível - o olhar da literatura (7Letras, 2007) e de Ficção brasileira contemporânea. (Civilização Brasileira, 2009), co-editor de Linguagens da Violência (Rocco, 2000) e de Literatura e Mídia (Ed.PUC/Loyola, 2002).
Apresentador e Mediador: Jens Andermann (University of London, Birkbeck College)
dia 19
19:00 –Tom Cohen: "Ônibus em explosão – Técnicas Cinemáticas e a Vida descartável: Hitchcok em Ônibus 174". Professor do Departamento de Inglês da State University of New York, Albany e autor de Anti-Mimesis from Plato to Hitchcock (Cambridge University Press, 1994); Ideology and Inscription: "Cultural Studies" after Benjamin, de Man, and Bakhtin (Cambridge University Press, 1998); Hitchcock's Cryptonymies 1: Secret Agents (University of Minnesota Press, 2005) e Hitchcock's Cryptonymies 2: War Machines (University of Minnesota Press, 2005).
Mediadora e debatedora: Gabriela Nouzeilles – Professora Associada e Chefe do Departamento de Espanhol e Português da Princeton University e autora de Ficciones somáticas: Naturalismo, nacionalismo y políticas médicas del cuerpo (Beatriz Viterbo, 2000) e editora de The Argentina Reader. History, Culture, and Politics (Duke University Press, 2003) e de La naturaleza en disputa. Retóricas del cuerpo y el paisaje (Paidós 2002). No momento, concluí Of Other Places. Patagonia and the Production of Nature.
dia 20
09:00 – Mesa-redonda Modalidades do Real
Ismail Xavier: O exemplar e o contingente no teatro das evidências. Professor Associado do Departamento de Cinema, Televisão e Rádio da Universidade de São Paulo e autor de O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. (Paz e Terra, 1977), Sertão Mar: Glauber Rocha e a estética da fome (Brasiliense, 1983), Allegories Of Underdevelopment: Aesthetics And Politics In Modern Brazilian Cinema. (University of Minnesota Press, 1997) e O Olhar e a Cena: Hollywood, Melodrama, Cinema Novo, Nelson Rodrigues (COSAC & NAIFY, 2003)
Yngjin Zhang: “Paisagens em Movimento: Realidade, Visualidade e Translocalidade nos Filmes de Jia Zhangke”. Professor Associado e Diretor do Programa de Estudos Chineses da (University of California, San Diego e autor de The City in Modern Chinese Literature and Film: Configurations of Space, Time, and Gender (Stanford University Press, 1996); Screening China: Critical Interventions, Cinematic Reconfigurations, and the Transnational Imaginary in Contemporary Chinese Cinema. (Center for Chinese Studies, University of Michigan, 2002) e Chinese National Cinema. (Routledge, 2004) e China in Focus: Studies of Chinese Film and Literature in the Perspective of Academic History (em Chinês) (Nanjing University Press, 2006).
Mediador: Denilson Lopes – Superintendente de Difusão Cultural do Fórum de Ciência e Cultura e Professor da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É autor de Nós os Mortos: Melancolia e Neo-Barroco (7Letras, 1999), O Homem que Amava Rapazes e Outros Ensaios (Aeroplano, 2002), A Delicadeza: Estética, Experiência e Paisagens (EdUnB, 2007), organizador de O Cinema dos Anos 90 (Argos, 2005) e co-organizador de Cinema, Globalização e Interculturalidade .(Argos, a sair em 2009).
10:30 – Conferência
Ivone Margulies: “A presença reencenada no cinema contemporâneo”. Professora Associada da City University of New York, autora de Nothing Happens: Chantal Akerman’s Hyperrealist Everyday (Duke University Press, 1996) e organizadora de Rites of Realism: Essays on Corporeal Cinema (Duke University Press, 2003).
Apresentador e mediador: Álvaro Fernandez Bravo – Professor e Diretor da New York University Buenos Aires. Autor de Literatura y frontera: procesos de territorialización en las culturas argentina y chilena del siglo XIX(Sudamericana, 1999), co-autor de Introducción a la escritura universitaria. Ciudades alteradas: nación e inmigración en la cultura moderna. (Granica, 2003) e co-organizador de Sujetos en tránsito:(in)migración, exilio y diáspora en la cultura latinoamericana (Alianza, 2003) e El valor de la cultura: Arte, literatura y mercado en América latina(Beatriz Viterbo, 2007).
11:45 – Mesa-redonda Repensando o Documentário
Andréa França: “O cinema documentário e o retorno daquilo que foi”. Professora do Pontifícia Universidade Católica/Rio de Janeiro e autora , autora de Cinema em Azul, Branco e Vermelho - a trilogia de Kieslowski (7Letras,1997) e de Terras e Fronteiras no cinema político contemporâneo (7Letras, 2003) e co-organizadora de Cinema, Globalização e Interculturalidade .(Argos, a sair em 2009).
Emilio Bernini: “Una arqueología de la imagen: el documental de found footage”. Professor Titular e Diretor do Mestrado em Documentário da Universidad del Cine da Universidad del Cine e professor da Universidad de Buenos Aires. Autor de Ciertas tendencias. Notas sobre el nuevo cine argentino (1956-1966). (UBA, 2002) e Silvia Prieto. Un film sin atributos (Picnic, 2008) e Diretor da revista Kilómetro 111. Ensayos sobre cine.
César Guimarães: “O Documentário e as Potências da Vida Ordinária”. Professor Associado do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais e autor de Imagens da Memória: Entre o Visível e o Invisível (Ed. UFMG, 1996), co-organizador de Comunicação e Experiência Estética (Ed. UFMG, 2006), Na Mídia, Na Rua: Narrativas do Cotidiano (Autêntica, 2006) e O Comum e A Experiência da Linguagem (Ed. UFMG, 2007).
Mediador: Álvaro Fernandez Bravo (New York University-Buenos Aires)
15:30 – Conferência
Laura Marks: “Desdobrando o Real: Mediação como um Tecido Conectivo”. Dena Wosk University Professor da Escola de ArtesContemporâneas Simon Fraser University(Vancouver), autora de The Skin of the Film: Intercultural Cinema, Embodiment, and the Senses (Duke University Press, 2000), Touch: Sensuous Theory and Multisensory Media (University of Minnesota Press, 2002) e curadora. No momento está escrevendo Enfoldment and Infinity: An Islamic Genealogy of New Media Art (a ser publicado pela MIT Press)
Apresentador e Mediador: Mauricio Lissovsky – Professor Adjunto da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e roteirista de Cinema e TV e entre seus trabalhos mais recentes estão os longa-metragens “Seja o que Deus quiser” (Murilo Salles, ficção, 2003) e “A Pessoa é para o que nasce” (Roberto Berliner, documentário, 2004). É autor de A Máquina de Esperar: Origens e Estética da Fotografia Moderna (Mauad, 2008)
16:45 - Mesa-redonda Encruzilhadas do Novo Cinema Argentino
Ana Amado: “Visitas Guiadas Al Território de los Desclasado”. Professora da Universidad de Buenos Aires, autora de La Imagen Justa. Cine Argentino e Politica (Colihue, 2009) e co-autora de Lazos de Família: Herencias, Cuerpos, Ficciones (Paidós, 2004)
Davi Oubiña: “Riesgos y desafíos del cine argentino reciente”. Professor da Universidad de Buenos Aires, Universidad del Cine e New York University-Buenos Aires e autor de Filmología (Ensayos con el cine), (Manantial, 2000), Lucrecia Martel: La ciénaga (Picnic, 2007) e Una juguetería filosófica. Cine, cronofotografía y arte digital (Manantial, 2009) e El silencio y sus bordes (discursos extremos en la literatura y el cine argentinos, entre los ’60 y los ’70) (Santiago Arcos, a ser publicado).
Mediador: Jens Andermann é Professor da University of London, Birkbeck College é autor de Mapas De Poder. Una Arqueología Literaria Del Espacio Argentino (Beatriz Viterbo, 2000) e de The Optic of the State: Visuality and Power in Argentina and Brazil (University of Pittsburgh Press, 2007) e co-editor de Images of Power: Iconography, Culture And the State in Latin America (Berghahn Books, 2006) e de Galerias del progreso. Museos, exposiciones y cultura visual en America Latina (Beatriz Viterbo, 2006).
18:30 – Palestra de Encerramento
Karl Erik Schöllhammer: “Além ou aquém do realismo do choque?”. Professor associado do departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, autor de Novas Epistemologias (NAU, 1999), Além do visível - o olhar da literatura (7Letras, 2007) e de Ficção brasileira contemporânea. (Civilização Brasileira, 2009), co-editor de Linguagens da Violência (Rocco, 2000) e de Literatura e Mídia (Ed.PUC/Loyola, 2002).
Apresentador e Mediador: Jens Andermann (University of London, Birkbeck College)
Nenhum comentário:
Postar um comentário