quarta-feira, outubro 04, 2006

O passageiro – segredo de adultos **


Gostei e não gostei de “O passageiro – segredo de adultos”, segundo filme de Flávio Tambellini. Difícil dizer. Ainda não me decidi. A história gira em torno do mundo de um adolescente (o ótimo Bernardo Marinho) que, confrontado com a morte do pai (Antonio Calloni), se vê obrigado a entender o mundo adulto e as dificuldades da vida.

Em “O passageiro”, Tambellini reforça sua capacidade como cronista urbano, explorando a cidade do Rio de Janeiro como uma espécie de décor vivo. E em relação a seu primeiro filme (“Bufo e Spallanzani”, de 2000), percebemos uma série de evoluções em termos de mise-en-scène, e uma atenção redobrada ao detalhe como fato de caracterização dos personagens. Antônio, o jovem protagonista vive numa absoluta confusão diante da enorme quantidade de decisões e relações pessoais com as quais ele se vê obrigado a lidar. Não sei se Tambellini tem filhos, mas “O passageiro” por vezes parece querer entender esse universo jovem. E o faz de maneira generosa, sem condescendência ou acusações, libertando os adolescentes das amarras da “Malhação”. E o que torna “O passageiro” ainda mais importante é o fato da câmera estar apontada para uma classe alta, geralmente ausente no cinema brasileiro.

No entanto, o filme desanda toda vez que tenta imprimir suspense na trajetória de redescoberta do pai por parte do protagonista. Aqui a trama segue previsível e um tanto fora de ritmo. Os personagens vividos por Carolina Ferraz e Othon Bastos também me parecem meio tortos. Estão ali somente para remendar as viradas narrativas, que, aliás, são, em alguns momentos, muito mal explicadas. No fim das contas, fiquei com a impressão de que existe em “O passageiro” uma obra carinhosa disputando espaço internamente com outra. Dois longas brigando agressivamente entre si.

2 comentários:

Cinecasulófilo disse...

estou vendo que seu festival do rio está sendo fértil...

Julio Bezerra disse...

pois é... andei vendo muita coisa. Mas este é o pior festival em muito tempo... Pelo que sei, são paulo vai dar um banho monumental este ano...